Sustentabilidade, Inovação e Qualidade!

Acreditamos que a sustentabilidade é essencial para construir um futuro responsável, preservando o meio ambiente e cuidando das gerações futuras.

 

A Damásio & Leal, Lda. está plenamente convicta do valor da madeira na vida das pessoas. Sabemos que, ao entregarmos os nossos produtos de madeira no mercado, estamos a contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta. Desta forma, a sustentabilidade está totalmente integrada na estratégia de negócio, desenvolvimento e no “Modus Operandi” da Damásio & Leal, Lda.

A madeira é o material mais ecológico que existe, desde que a exploração madeireira seja realizada de acordo com critérios de sustentabilidade que garantam a sua proveniência.

Ou seja, quando utilizamos madeira, estamos a promover a manutenção e o crescimento das florestas, ajudando a reduzir ao mesmo tempo o efeito de estufa.

A normalização e a gestão da qualidade dos produtos de madeira permitem alargar não só o âmbito de aplicações mas também fazê-lo de forma mais segura e sustentável.

Sustentabilidade... Uma função social e ambiental.

Pinhal

Utilizamos como exemplo o Pinho.

O Pinho é uma das espécie florestais mais abundante nas florestas portuguesas, é um valor estratégico no desenvolvimento sustentável da nossa região.

O uso sustentável deste recurso endógeno contribui para a conservação do nosso território, que além da sua beleza paisagística enriquecem os solos, flora e fauna portuguesa.

Além disso, as florestas oferecem uma grande variedade de benefícios sociais e económicos, uma vez que ajuda a gerar empregos diretos e indiretos nas regiões onde cresce (zonas rurais) e também o benefício gerado pela transformação e comercialização de produtos florestais.

Pegada de carbono

Pelo menos 60% das alterações climáticas devem-se às emissões de CO2, pelo que, se queremos reduzir o nosso impacto nas alterações climáticas, é fundamental obter dados objetivos e quantitativos sobre o impacto individual dos nossos produtos e atividades.

A pegada de carbono quantifica a quantidade e a origem das emissões de gases com efeito de estufa. A sua medição permite tomar medidas eficazes para reduzir o impacto das alterações climáticas e detectar oportunidades de poupança e eficiência energética nos seus processos e em toda a cadeia de valor.

No processo de fotossíntese, as árvores absorvem CO2 do ar e transformam-nos, fixando carbono à madeira para o crescimento e devolvendo oxigénio à atmosfera. Assim, a madeira não é apenas o material de construção que consome menos energia na sua transformação, mas também porque funciona como um redutor de CO2.

Pegada Carbono

Economia circular

Economia Circular

Baseia-se num novo modelo de produção e consumo em que o valor dos produtos, materiais e recursos é mantido na economia durante o maior tempo possível, minimizando a produção de resíduos e aproveitando ao máximo aqueles que não podem ser evitados.

A Damásio & Leal, Lda. cumpre todos os objetivos que contribuem para a economia circular, uma vez que toda a matéria-prima obtida a partir da floresta é transformada em produtos, e os poucos resíduos gerados, são transformados em biomassa ou enviados para reciclagem seguindo as normas e a legislação em vigor.

O nosso setor é identificado como uma prioridade no desenvolvimento de uma economia competitiva, mas também sustentável, descarbonizada, limpa e eficiente em termos de recursos.

Os nossos produtos incorporam assim vários dos princípios da economia circular, tais como:

Sustentabilidade 01

+ Produtos que minimizam o desperdício 

Procedemos á concepção de produtos, considerando uma utilização menos intensiva de recursos, dando prioridade a materiais renováveis e não perigosos, assim como a integração de matérias primas recuperadas.

Sustentabilidade 04

+ Prolongamento do ciclo de vida dos materiais 

Otimização dos resíduos e desperdícios, envio para redes de recolha, reutilização e reciclagem.

Sustentabilidade 02

+ Modos de produção mais eficientes 

Redução e optimização do consumo de matérias primas, assim como processos de produção que minimizam resíduos. Execução dos mais diversos trabalhos com recurso a maquinação de ponta, obtendo assim menos resíduos e uma melhor produtividade.

Sustentabilidade 05

+ Promoção de subprodutos e upcycling

Produção de novas soluções a partir de resíduos/subprodutos, com foco no upcycling (processo de converter resíduos em novos materiais ou produtos com maior valor acrescentado).

Sustentabilidade 03

+ Melhoria da eficiência energética 

Investimento contínuo em processos de produção mais eficientes e com menos emissões de carbono associadas.

Sustentabilidade 06

+ Sensibilização e envolvimento social 

Incluindo iniciativas de educação ambiental sobre a importância das florestas e da reciclagem da madeira, entre outras iniciativas.

O nosso compromisso com a gestão florestal

O compromisso da Damásio & Leal, Lda. com a sustentabilidade das nossas florestas mostra que todos os nossos produtos são fabricados apenas com madeiras certificadas pela FSC® e PEFC, certificando que a madeira e derivados que utilizamos tem uma gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável.

Por outro lado, a utilização de madeiras e derivados que detenham os certificados PEFC e FSC®, que garantem a rastreabilidade da madeira desde a origem até ao produto final.

 

Desta forma a Damásio & Leal, Lda. adotou uma política de gestão ambiental que consiste em:

 

  • Utilizar de uma forma cuidadosa os recursos naturais, nomeadamente pela sua poupança, redução, reutilização e reciclagem de desperdícios.
  • Incentivar todas as ações de reflorestação.
  • Fazer uma escolha muito seletiva dos nossos fornecedores, apenas trabalhando com aqueles que tenham uma política de gestão ambiental adequada à nossa indústria.
  • Cumprir a legislação em vigor, respeitando a todas as suas vertentes ambientais.
  • Minimizar o impacto ambiental das nossas unidades de trabalho e minimizar o risco quando interagindo com o meio ambiente.
  • Promover junto dos nos nossos clientes e fornecedores uma preocupação de carácter ambiental para a nossa indústria.